terça-feira, 5 de maio de 2015

Computador Lento e Travando / Desligando Sozinho

Algumas pessoas já tiveram a experiência de ter que usar um computador e o mesmo estar travando ou muito lento. Isso pode ocorrer devido à vários fatores: computador infectado por vírus, configuração de hardware do computador insuficiente para suportar as aplicações utilizadas ou mesmo o sistema operacional (pouca memória RAM, por exemplo), hd com defeito ou com pouco espaço livre em disco, entre outros fatores. Algum tempo atras, me deparei com a seguinte situação: computador travando e nenhum desses fatos e outros eram os responsáveis pelos travamentos esporádicos.

Após verificar inúmeras situações que podem ocasionar travamentos no computador resolvi verificar a pasta térmica do processador e me deparo com o seguinte (conforme ilustrado nas imagens 1 e 2).

 Imagem 1


Imagem 2


Como dá para perceber, existe uma etiqueta sobre o processador. Muitas pessoas ao montar um computador novo possuem essa prática desaconselhável. Esse fato faz com que o dissipador de calor, quando colocado sobre o processador não tenha contato suficiente com ele e pode ocasionar superaquecimento.

Pode ser que o computador funcione normalmente por algum tempo, em tarefas que não exigem muito processamento. Mas, mais cedo ou mais tarde irá acontecer do computador travar ou até mesmo desligar sozinho. Portanto, se o computador está travando sempre dê uma olhada no processador para verificar a pasta térmica, além de verificar se existe etiqueta sobre o mesmo.


OBS.: Já ouvi relato de pessoa que gastou bastante dinheiro com "técnicos" de lojas especializadas, inclusive com compras de outros componentes, afim de solucionar o problema do travamento e nada foi resolvido. Nesse caso, o problema era exatamente duas etiquetas sobre o processador que estavam ocasionando o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário