sexta-feira, 16 de maio de 2014

Internet Mais Rápida




Muitas vezes o acesso às páginas de sites da internet se tornam um pouco demorado, fazendo você esperar. Para tentar contornar essa situação existe o Name Bench, um software utilitário de código aberto e gratuito que realiza um comparativo dos servidores DNS utilizados em seu computador. Está disponível para Mac OS X, Windows e UNIX. 

De forma simplista, quando você acessa uma página da internet que seu computador não conhece, é feita uma consulta aos servidores DNS. Os quais realizam a localização do site que você está procurando e retorna com esse endereço.

O NameBench realiza uma consulta aos servidores DNS mais rápidos disponíveis para seu computador. Para isso utiliza o histórico de seu navegador web, analisa os dados e fornece de forma individualizada a recomendação do melhor servidor DNS disponível para você utilizar.

O aplicativo pode ser baixado clicando aqui 

Após baixá-lo é só executar, não existe a necessidade de instalação.

 Explicação básica das opções básicas, deixe as outras opções conforme a imagem:

    1. Nameservers - aqui será adicionado automaticamente os endereços dos servidores DNS utilizados por seu computador;
    2. Query Data Source - aqui está os dados armazenados em seus navegadores web. Você pode escolher caso utilize mais de um, e
    3. Health Check Performance - é o modo de análise. Escolha slow se estiver tendo problemas de instabilidade na sua conexão, o modo slow é mais rápido, pois consulta somente 10 servidores DNS. No modo fast, ele irá consultar 40 servidores, portanto irá demorar mais.
 
 
 O teste é um pouco demorado, aqui demorou em torno de 20 minutos.

Quando terminar será aberto um relatório automaticamente no seu navegador. Esse relatório irá indicar um resumo e um relatório detalhado. O resumo vai indicar o melhor servidor DNS para o seu caso, conforme imagem abaixo.




De posse dessas informações, altere as configurações de seu DNS, para verificar se realmente haverá uma melhoria significativa.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário